História

Home / História

Início das atividades da Rádio Clube em 1941. Foto no primeiro prédio da Rádio na Sociedade ItalianaFundada em agosto de 1940, graças ao espírito empreendedor de homens como Armando Nogueira, Francisco de Souza Pinto, Leopoldino Bueno, Antônio Lourenço Bittencourt Filho, Luiz Fernando Rennó Bittencourt e profissionais como Silas Sampaio de Morais, Zé Piquá e de tantos outros, que fizeram a história da nossa radiodifusão do Sul de Minas acompanhando a história de Varginha e região.

Primeiro Auditório da Rádio. Era situado no antigo prédio da Sociedade Italiana que hoje é o prédio da Katuxa Calçados no calçadão da Wenceslau BrázEste mesmo espírito está presente até hoje e a Sociedade Rádio Clube de Varginha através de seus modernos equipamentos, de sua equipe e de suas emissoras de Ondas Médias, que iniciou suas transmissões em 19 de julho de 1941, Ondas Tropicais, inaugurada em 1952, com nome fantasia de “Rádio Clube AM” e Freqüência Modulada “Rádio Clube FM”, inaugurada em 06 de outubro de 1987, levam o nome de Varginha e as peculiaridades de seu povo a todo o Continente Americano e alguns Países da Europa através da Faixa de 90 metros em ondas tropicais, nos 3.245 KHz, o que é atestado por dezenas de cartas recebidas de todo o País e de diversos países do exterior.

Primeira Torre de Transmissão da Rádio Clube localizada, na época, na Praça da Fonte. A frente um dos sócios, Francisco de Souza Pinto e ao fundo o locutor sertanejo Sebastião Rodrigues, que mais tarde ficou popularmente conhecido como Zé PiquáMantém o mais tradicional programa de jornalismo radiofônico do Sul de Minas, o “Varginha em Foco”, apresentado diariamente desde 10 de janeiro de 1951.

Uma história de profissionalismo, tradição, desenvolvimento e progresso que faz parte do maior Sistema de Comunicação do Sul de Minas que continua com seu pioneirismo. 

Cauby Peixoto em visita ao programa Rádio Variedades B2 nos anos 50Em 1994 foi a primeira emissora a informatizar seus estúdios, sendo também a primeira de Varginha a operar 24 horas por dia, através da Rádio Clube FM.

Em 1997 passou a operar com novos transmissores e maior potência, passando, tanto a emissora de Ondas Médias como a de Freqüência Modulada de 1000 para 10.000 Watts.

Em Maio de 2002 adquiriu a Empresa CRR – diversificando sua área de atuação, passando também a trabalhar com Relógio Dinâmico. Em 12 de outubro de 2002 inaugurou seu Canal de TV a cabo, TV Clube – Canal 21 Viacabo e em dezembro do mesmo ano inaugurou sua produtora de áudio e vídeo, em uma homenagem a empreendedora família Rennó Bittencourt, denominada RB Produtora. 

No Auditório da Rádio no quadro Você é o Sucesso em 1957Em maio de 2004 firmou parceria com a Câmara Municipal de Varginha para gravação e transmissão ao vivo das reuniões desta Casa Legislativa, parceria que mantém até hoje.

Segunda Torre de Transmissão da Rádio de ondas médias e curtas. Inaugurada em 1951 no Bairro Bom PastorEm agosto de 2004, adquiriu a Videhon Produtora incorporando-a à RB, tornando-se, assim, uma das maiores produtoras de áudio e vídeo independentes do Sul de Minas.

No dia 07 de maio de 2006 lançou programa num segmento inédito, até então, na Televisão Brasileira, produzindo e veiculando o programa “Café & Cia” para todo o Estado de Minas Gerais, através da Rede Record Minas de Televisão, aos domingos das 11h00 as 12h00, com reapresentação às terças-feiras às 19h00 na TV Clube Canal 21 – Viacabo, programa este produzido e veiculado até dezembro de 2006.

Fachada do Prédio atual do Sistema Clube de ComunicaçãoNo inicio do ano de 2008 em parceria com a TV Alterosa e Tileoni Comunicator e Marketing, filmou e editou os programas Gente e Marcas de Sucesso para as TVs Alterosa de Varginha e Divinópolis e o programa Você é Show para a TV Alterosa de Juiz de Fora, além de editar os programas Café da Roça e Tileoni Show para a TV Bandeirantes Minas.


Em dezembro de 2009 firmou parceria com a TV Record Minas fornecendo toda a infra-estrutura para implantação da regional de jornalismo da Rede Record cobrindo todo o Sul do Estado de Minas Gerais.

Novos projetos estão em andamento e em breve teremos mais novidades com o tradicional padrão de qualidade e profissionalismo do Sistema Clube de Comunicação, Pioneirismo Sempre.

 

                                                                                           

 

Zé Picuá                           

  • Praça Cleber de Holanda, 111 - Alton Sion - Varginha / MG CEP 37048-370
  • (35) 3222 8288