Notícias
O prefeito de Varginha, Verdi Melo, concedeu ontem entrevista para anunciar o retorno das aulas presenciais para fevereiro de 2021. De acordo com o prefeito, a decisão foi tomada após estudos de um grupo de trabalho que definiu a volta às aulas em esquema de rodízio, incluindo as Cemeis.
O Prefeito ainda salientou que funcionários das escolas e professors do grupo de risco irão continuar trabalhando em home office.
A entrada nas escolas também será fracionada para evitar aglomeração e filas nas portas das escolas. Todos deverão ter lugares fixoa nas salas de aulas para sempre usarem o mesmo espaço.
Bebedouros que exijam a proximidade da boca devem ser lacrados. Cada aluno deve usar uma garrafinha ou copos de uso individual
Alunos menores de 2 anos de idade e com restrições de saúde não precisam usar máscaras.
O procurador geral do município, Dr. Evandro Marcelo dos Santos enfatizou durante a coletiva que a reaberura das escolas privadas não está sendo imposta pelo município, isso é, elas não serão obrigadas retomarem as atividades presenciais
Verdi também anunciou que o comércio poderá funcionar em horário estendido durante este final de ano. Para o prefeito, aumentar o horário de vendas diminui a aglomeração de pessoas no centro.
O horário estendido do comércio começa a funcionar no dia 15 de dezembro, quando os lojistas poderão ficar abertos até às 20 horas.
• No dia 19 de dezembro, sábado, as lojas poderão funcionar até às 18 horas.
• No domingo, dia 20, as lojas da região central poderão ficar abertas das 10 às 16 horas.
• Nos dias 21, 22 e 23 de dezembro o horário de funcionamento será das 9 às 22 horas.
• Na véspera do Natal, dia 24, o horário de funcionamento volta ao normal.
O horário de funcionamento do shopping também foi regulamentado por esse decreto.
Entre os dias 14 e 19 e 21 e 23 de dezembro, o shopping poderá ficar aberto até às 23 horas.
• No domingo, dia 20, o funcionamento está permitido até às 22 horas.
• Na véspera do natal, dia 24, as lojas do shopping poderão ficar abertas até às 18 horas.
• No shopping, os consumidores podem entrar até uma hora do horário do fechamento.
O decreto publicado pela Prefeitura de Varginha também permite a abertura das lojas do centro e do shopping no feriado de 8 de dezembro.
Questionado sobre o tradicional reveillon da Mina, Verdi disse que neste ano as festividades presenciais serão substituidas por lives e queima de fogos surpresa. Falando em reveillon, no dia 31 de dezembro e primeiro de janeiro, bares e restaurants poderão funcioanr até as 3 da manha.
Verdi também aproveitou a oportunidade para falar sobre o Hospital de Campanha, que por determianação Federal, precisa ser desmontado.
Os dois decretos estão disponíveis na íntegra no site da prefeitura varginha.mg.gov.br.