Notícias

27/11/2020
Aulas presenciais devem retornar em fevereiro e comércio poderá funcionar em horário estendido durante o Natal

O prefeito de Varginha, Verdi Melo, concedeu ontem entrevista para anunciar o retorno das aulas presenciais para fevereiro de 2021.  De acordo com o prefeito, a decisão foi tomada após estudos de um grupo de trabalho que definiu a volta às aulas em esquema de rodízio, incluindo as Cemeis.

O Prefeito ainda salientou que funcionários das escolas e professors do grupo de risco irão continuar trabalhando em home office.

A entrada nas escolas também será fracionada para evitar aglomeração e filas nas portas das escolas. Todos deverão ter lugares fixoa nas salas de aulas para sempre usarem o mesmo espaço.


Bebedouros que exijam a proximidade da boca devem ser lacrados. Cada aluno deve usar uma garrafinha ou copos de uso individual
Alunos menores de 2 anos de idade e com restrições de saúde não precisam usar máscaras.


O procurador geral do município, Dr. Evandro Marcelo dos Santos enfatizou durante a coletiva que a reaberura das escolas privadas não está sendo imposta pelo município, isso é, elas não serão obrigadas retomarem as atividades presenciais 


Verdi também anunciou que o comércio poderá funcionar em horário estendido durante este final de ano. Para o prefeito, aumentar o horário de vendas diminui a aglomeração de pessoas no centro. 


O horário estendido do comércio começa a funcionar no dia 15 de dezembro, quando os lojistas poderão ficar abertos até às 20 horas.
• No dia 19 de dezembro, sábado, as lojas poderão funcionar até às 18 horas.
• No domingo, dia 20, as lojas da região central poderão ficar abertas das 10 às 16 horas.
• Nos dias 21, 22 e 23 de dezembro o horário de funcionamento será das 9 às 22 horas.
• Na véspera do Natal, dia 24, o horário de funcionamento volta ao normal.

O horário de funcionamento do shopping também foi regulamentado por esse decreto.

Entre os dias 14 e 19 e 21 e 23 de dezembro, o shopping poderá ficar aberto até às 23 horas.
• No domingo, dia 20, o funcionamento está permitido até às 22 horas.
• Na véspera do natal, dia 24, as lojas do shopping poderão ficar abertas até às 18 horas.
• No shopping, os consumidores podem entrar até uma hora do horário do fechamento.


O decreto publicado pela Prefeitura de Varginha também permite a abertura das lojas do centro e do shopping no feriado de 8 de dezembro.

 Questionado sobre o tradicional reveillon da Mina, Verdi disse que neste ano as festividades presenciais serão substituidas por lives e queima de fogos surpresa.  Falando em reveillon, no dia 31 de dezembro e primeiro de janeiro, bares e restaurants poderão funcioanr até as 3 da manha.

Verdi também aproveitou a oportunidade para falar sobre o Hospital de Campanha, que por determianação Federal, precisa ser desmontado. 


Os dois decretos estão disponíveis na íntegra no site da prefeitura varginha.mg.gov.br.

  • Praça Cleber de Holanda, 111 - Alton Sion - Varginha / MG CEP 37048-370
  • (35) 3222 8288